TEORIAS

  • Este applet Java simula um gerador que está ilustrado de uma forma simples, apresentando apenas as partes mais importantes para maior clareza. Ao invés de uma armadura com muitas curvas e um núcleo de ferro, há somente um simples condutor retangular que gira, sendo que seu eixo foi omitido.
    Os botões de alternativa na parte de cima à direita permite que você opte por um gerador AC (sem comutador), ou por um gerador DC (com comutador). É possível também mudar a direção da rotação, usando o botão correspondente. O controle ajustável torna possível variar-se a velocidade de rotação. Você pode parar e continuar a simulação com o botão "Pausa / Reinício". Isto contudo, não significa uma parada real do movimento, porque nesse caso a voltagem induzida seria reduzida à zero.
    Duas setas pretas indicam a direção momentânea do movimento. Você pode reconhecer as linhas do campo magnético (direcionada do polo norte em vermelho ao polo sul em verde) através da cor azul. As setas vermelhas representam a direção da corrente induzida (direção convencional da corrente).
  • Este applet mostra um circuito simples com um resistor. Também tem um voltímetro (paralelo ao resistor) e um amperímetro (em série com o resistor).
    Você pode selecionar os valores de voltagem e amperagem máximos toleráveis por metro, usando o menu de opções. Se você visualizar um aviso: "Máximo ultrapassado!", terá que escolher uma série de outras medidas. Resistência (R) e voltagem (U) podem ser mudadas com os outros quatro botões. Na parte de baixo à direita os valores da voltagem (U) e da amperagem (I) estão indicados.
    A voltagem e a amperagem são diretamente proportionais em um condutor metálico em temperatura constante.
  • Este applet java demonstra um movimento com velocidade constante e as forças correspondentes.
    O botão "Reiniciar" recomeça a animação (bloco fora da figura). Com os outros dois botões pode-se iniciar ou parar/reiniciar a simulação. Dependendo da escolha, o applet mostrará uma escala na qual será possível ler a força, ou o vetor força do peso com suas duas componentes (paralela e normal ao plano), a força normal, a força de atrito e a força que é necessária para que haja movimento.
    O ângulo de inclinação, o peso dos blocos e o coeficiente de atrito podem ser alterados até certo limite. O applet calculará a magnitude das forças mencionadas.
  • Um raio de luz vindo da parte de cima à esquerda bate em uma superfície que divide dois meios (é possível escolher as substâncias através das listas). O meio que tem maior índice de refração está em azul, o outro em amarelo. Você pode variar o raio incidente arrastando-o com o mouse. O applet mostrará o raio refletido e refratado e então calculará os ângulos correspondentes.
  • Este applet simula um telescópio astronômico refrator (invertido) simples, que se consistue de duas lentes denominadas de objetiva e ocular. Os raios de luz que incidem da esquerda na objetiva são refratados por ela e pela ocular, e atingem o olho da pessoa que está olhando pelo telescópio (pela direita da ocular). Note que as linhas coloridas de vermelho da simulação não correspondem exatamente aos raios reais que são refratados em ambas as superfícies de uma lente. A aproximação simplificada das lentes finas assumem um desvio nos planos de simetria. Se o comprimento focal da objetiva (f1) é maior que o comprimento focal length da ocular (f2), o telescópio astronômico refrator produz um aumento, imagem invertida.
    É possível variar o comprimento focal da objetiva e da ocular de 0.05 m à 0.5 m usando os campos respectivos (não esqueça apertar o "Enter"!). Ainda você pode modificar a direção dos raiso arrastando o mouse. O programa calculará, para a objetiva e para a ocular, os angulos entre os raios de luz e o eixo ótico (marcado de azul e de verde) e seu aumento. Por exemplo, o applet mostra as seis estrela mais brilhante de Pleiades, vistas a olho nú (círculo esquerdo) e através do telescópio (círculo direito).
    O aumento do telescópio astronômico refrator pode ser obtido com a seguinte fórmula aproximada (para ângulos pequenos):
    v = f1 / f2
    v .... Aumento
    f1 ... Comprimento focal da objetiva
    f2 ... Comprimento focal da ocular
  • Uma ambulância de emergência com sua sirene ligada, passa por uma pessoa que está em pé na rua.
    Note: Este applet não é muito realístico em um aspecto: como o efeito Doppler deve ser visto claramente, as ondas sonoras têm uma velocidade menor que a real.
  • Demonstra as 4 estações no hemisfério norte em função da posição e movimentos da Terra em relação ao Sol (Translação e Rotação)
  • Simulação que demonstra a relação : massa, força e aceleração. Você escolhe a massa e a força aplicada e observa a variação da energia cinética, velocidade, aceleração, distância percorrida e tempo gasto. São mostrados também os gráficos da energia cinética, velocidade e posição em função do tempo.
  • Simulação que demonstra a relação : massa, força e aceleração. Você escolhe a massa e a força aplicada e observa a variação da energia cinética, velocidade, aceleração, distância percorrida e tempo gasto. São mostrados também os gráficos da energia cinética, velocidade e posição em função do tempo.
  • Além de funcionar como calculadora, pode-se usar o applet para fazer as conversões de unidades de distância, massa, energia, temperatura, pressão, volume, força e energia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE REPARAÇÃO VARIAS MARCAS.

DICAS E DEFEITOS SOLUCIONADOS

MIL E 1 DICAS DE DEFEITO.